Pensão Agrícola / atelier Rua

Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 2 de 18Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 3 de 18Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 4 de 18Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 5 de 18Pensão Agrícola / atelier Rua - Mais Imagens+ 13

  • Paisagismo: Maurice Levy
  • Decoração: Pensão Agricola
  • Cidade: Tavira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 8 de 18
© Miguel Manso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localiza-­se perto da cidade de Tavira, limitado pela Serra Algarvia a Norte e pela Ria Formosa a Sul, inserido numa área rural constituída por lotes, com construções destinadas a habitação e a apoios agrícolas.

Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 5 de 18
© Ana Paula Carvalho

No lote de forma longitudinal correspondente à área de intervenção, a casa e os anexos agrícolas dividem o terreno em duas zonas distintas, uma de chegada, através de um percurso ladeado por oliveiras e alfarrobeiras e outra, de caráter mais privado, constituída por um pomar de árvores de fruto.

Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 4 de 18
© Miguel Manso
Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 18 de 18
Planta Baixa
Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 2 de 18
© Ana Paula Carvalho

A casa principal foi recuperada, de acordo com os métodos construtivos tradicionais, preservando assim, o seu carácter e ambientes originais. As alterações tipológicas executadas foram apenas as necessárias a uma melhor adaptação ao novo programa.

Aqui, situam-­se as zonas social e de serviço da casa; a recepção, a cozinha, três pequenas salas e dois quartos. Os tetos destes espaços são revestidos com as mesmas canas que encontramos na casa original, pintadas de branco. O pavimento é constituído por uma betonilha afagada contínua.

Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 11 de 18
© Ana Paula Carvalho

À volta da casa constroem-­se três novos volumes onde antes se implantavam os anexos, ligados por muros com espessuras e alturas diferentes, que definem diferentes espaços de estadia relacionados com a casa principal e pátios para os novos quartos. As novas construções vão­ se apropriando do terreno e definem a Sul um limite onde surge o tanque, um banco e dois vãos que se comunicam com o Pomar.

Pensão Agrícola / atelier Rua - Imagem 7 de 18
© Miguel Manso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pensão Agrícola / atelier Rua" [Pensão Agricola / atelier Rua] 26 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777815/pensao-agricola-atelier-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.